Liu Arruda era conhecido pelo profissionalismo e dedicação a todos os trabalhos que participou, seja como idealizador ou apenas ator. Era organizado e contundente, sempre defendia suas idéias com veemência. Tinha uma paixão por poetas brasileiros, como Fernando Pessoa. Na tentativa de qualificar seu trabalho, Liu estrelou peças mais sérias como Pessoa em Linha Reta em 1991, junto ao amigo Ivan Belém, apresentada na casa de espetáculos Teatro de Varanda, que era dirigida pelo próprio ator. Prata da Casa em Noite de Ouro também marcou esse novo momento na carreira do artista. Em apresentação única no teatro da UFMT, o ator Pedro Henrique Calhao recitou e Liu interpretou textos dos escritores regionais Manoel de Barros e Silva Freire e dos nacionais Fernando Pessoa, Manoel Bandeira, José Régio, Augusto dos Anjos e Astor Piazzola, além de compositores nacionais e internacionais. O espetáculo foi dirigido por Chico Amorim.
     A nova fase do ator, que estava empenhado em produzir trabalhos mais sérios e intelectualizados, não emplacou com o público regional. Os fãs de Liu gostavam mesmo é de assistir as personagens debochadas e engraçadas já consolidadas na cena teatral regional.
      Em 1994, o artista protagonizou Rádio Oportunidade, espetáculo fruto da parceria com Chico Amorim. Dois anos depois, em 1996, a dupla Amorim e Arruda entram em cena novamente com Roupa Sudjo se Lava em Casa, baseada em relatos bem humorados dos fatos recentes da vida política e social de Mato Grosso.
       A personagem que Liu encarna para contar as histórias é a Redugera, mais conhecida como Dedê, uma empregada doméstica que antes era coadjuvante nas apresentações, mas que nesse espetáculo tornou-se protagonista. Ela é a típica funcionária que fuça bolsas de madames e bolsos de cavalheiros para ver se encontra algum objeto que possa dar início a uma fofoca. Dedê aprendeu a ler no Mobral com o único objetivo de não perder nenhum bafão. Praticou a leitura em bula de remédios e em panfletos distribuídos nas ruas da cidade, passando a ler colunas sociais de todos os jornais. Ela é influente na classe das domésticas, já que é íntima de todas as funcionárias dos ricos e famosos da Capital e sabe tudo que acontece por cima e por baixo dos panos.

0 comentários:


 

Espia aí, Liu Arruda - O Objetivo deste Blog é compartilhar com os profissionais da área e demais curiosos sobre a vida e obra de Elonil Arruda, mais conhecido como Liu Arruda. Por ser nosso produto de Monografia (TCC I) no qual obtivemos depoimentos de pessoas que conviveram diretamente com o nosso objeto de estudo. Cuiabá-MT,2010