No início dos anos 90 surgiu a parceria entre o Liu Arruda e Ivan Belém, que juntos fizeram sucesso na noite cuiabana com as personagens Comadre Creonice e Comadre Nhara. A proposta da dupla se deu quando parte do elenco do Grupo Gambiarra estava de férias e os dois atores tiveram a idéia de montar um besteirol cuiabano, surgindo assim a peça Elas por Eles.
Com o conhecimento adquirido nas ruas, os parceiros montaram o projeto, uma comédia para ser apresentada em teatro, cobrando bilheteria. O enredo se baseava nos textos de alguns artistas mato-grossenses, como Tereza Albues, Luiz Carlos Ribeiro e Israel Figueiredo. O espetáculo foi encenado no Teatro da antiga ETF e também rodou bares, boates e residências da Capital. Ivan conta que a peça acabou sendo um divisor de águas na vida profissional de Liu, que a partir de então passou a ser reconhecido pelo público cuiabano, seu nome foi massificado gerando muita fama ao ator.
A parceria com Belém deu mais do que certo e a dupla dividiu o palco em diversas peças, como Nossa Gente, Nossos Valores, patrocinado pelo extinto Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat), dirigido por Meire Pedroso com texto de Ivan Belém, Liu Arruda, Marilza Ribeiro, Maurício Leite e Meire Pedroso. Cuiabá Digoreste também foi destaque da parceria entre os atores, que chegaram a ganhar dinheiro com os espetáculos. O texto de Chico Amorim tratava com irreverência e bom humor o modo de falar cuiabano.
Para Ivan, a improvisação sempre foi uma das grandes qualidades do Liu, além da facilidade para memorizar textos – ele era capaz de fazer piadas com o público e, ao mesmo tempo, contar o número de pessoas na platéia. Sobre o convívio entre eles, Belém conta que ele tinha momentos de muita irritação e mau humor, mas seu profissionalismo e senso de humor superavam qualquer coisa.

0 comentários:


 

Espia aí, Liu Arruda - O Objetivo deste Blog é compartilhar com os profissionais da área e demais curiosos sobre a vida e obra de Elonil Arruda, mais conhecido como Liu Arruda. Por ser nosso produto de Monografia (TCC I) no qual obtivemos depoimentos de pessoas que conviveram diretamente com o nosso objeto de estudo. Cuiabá-MT,2010